ORIENTAÇÕES GERAIS
 
Leia atentamente as instruções, antes de efetuar a inscrição.
 

VI SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID UFU - Uberlândia
“O PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTOS E PERSPECTIVAS”
Período: 21 a 23 de fevereiro de 2018

Confira a Programação do Evento atualizada aqui
 Programação 

INSCRIÇÕES:

Com apresentação de trabalho: 20 de novembro de 2017 à 18 de dezembro de 2017.
Sem apresentação de trabalho: 20 de novembro de 2017 à 21 de fevereiro de 2018.
OBS: Todas as pessoas que desejarem participar do evento deverão realizar inscrição.
Número máximo de trabalhos a serem apresentados: 350 trabalhos.
Número de máximo de inscritos= 1000 pessoas.

  1. RODA DE CONVERSA

Na modalidade Roda de Conversa serão apresentados Pesquisa e Relatos de Experiência: supõem escrita, descrição e reflexão acerca de uma experiência docente ou pesquisa com dados coletados relacionadas ao tema central e aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. Na Roda de Conversa, a proposta é que um dos autores apresente seu trabalho de forma livre, sem o uso de equipamentos (como data show, banners, etc) em até 10 minutos, para que sejam possíveis entrelaçamentos e discussões com trabalhos e experiências dos demais autores e participantes da Roda. Com o intuito de contribuir para o debate, é livre o uso de materiais como fotografias, desenhos, pequenos textos, sendo que estes devem ser de inteira responsabilidade do autor.
A inscrição para essa mostra estará sujeita a submissão/aprovação do resumo.

  1. FEIRA DE IDEIAS E CRIAÇÃO

A Feira de ideias e criação se propõe a ser um espaço dedicado à exposição de materiais didáticos, instalações, fotografias, filmes, dentre outras produções artísticas. As produções devem estar relacionadas com o tema central do evento e com algum dos seus eixos temáticos.
A inscrição para essa mostra estará sujeita a submissão/aprovação do resumo.

  1. ATIVIDADES ARTÍSTICO-CULTURAIS

EIXOS TEMÁTICOS:

No momento da inscrição, o autor deve indicar um eixo temático principal (1a escolha) e um eixo temático secundário (2a escolha) do(s) trabalho(s) a ser(em) submetido(s).
1. Movimentos sociais e culturais; 
2. Educação e culturas populares;
3. Gênero e sexualidade;
4. Culturas indígenas e afro-brasileiras;
5. Infâncias;
6. Lúdico e educação;
7. Aprendizagens;
8. Gestão e avaliação;
9. Inclusão escolar;
10. Novas Tecnologias de ensino;
11. Alfabetização e letramento;
12. Ambiente e sociedade;
13. Educação do campo; 
14. Educação para as relações étnico-raciais;
15. Conhecimento, linguagens e ensino.

Confira a Ementa dos Eixos Temáticos aqui

Submissão de trabalhos

Normas para a formatação do resumo a ser apresentado na “Roda de conversa” ou do resumo que apresente a produção a ser exposta na “Feira de ideias e criação”.
1) Serão aceitos resumos em português, inglês, espanhol ou francês.
2) O resumo será enviado para avaliação pelo comitê científico e deverá estar relacionado a um dos eixos temáticos do evento.
3) O título do resumo deve estar com todas as letras maiúsculas, centralizado e em negrito.
4) O nome do(s) autor(es) deve aparecer na(s) linha(s) abaixo do título (um autor por linha), seguido(s) da instituição e da escola a qual o subprojeto pertence, fonte de financiamento e e-mail do primeiro autor. Alinhamento a direita.
5) O resumo deve conter de 1800 a 4000 caracteres (incluindo espaços), fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens 2,5, alinhamento justificado e parágrafo único.
 6) Todos os co-autores deverão estar inscritos no evento.

 

Observação:

- Cada trabalho submetido poderá ter no máximo cinco autores.
- Cada autor poderá submeter no máximo 2 trabalhos como primeiro autor.
- Cada escola a qual o subprojeto está vinculado poderá submeter até 5 trabalhos.
- Dúvidas entrar em contato por meio do e-mail: uberlandia@seminariopibidufu.com.br

A COMISSÃO CIENTÍFICA será composta por todos os coordenadores de PIBID (dos subprojetos Pontal e Uberlândia) e farão a avaliação dos trabalhos submetidos.

Haverá emissão de certificados.
A Comissão organizadora do evento está aberta a novos interessados em colaborar.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora

Coordenadora Institucional do PIBID
Renata Carmo de Oliveira

Presidente do IV Seminário Institucional do PIBID
Marcelo Cervo Chelotti (PIBID/Interdisciplinar Santa Mônica)

Comissão Científica
Lúcia de Fátima Estevinho Guido (PIBID/Biologia)
Maria Beatriz Junqueira Bernardes (PIBID/Interdisciplinar Umuarama)
Viviane Rodrigues Alves de Moraes (PIBID/Interdisciplinar Umuarama)

Comissão de Infraestrutura
Fernanda Helena Nogueira-Ferreira (PIBID/Biologia)
Viviane Alves de Lima (PIBID/Química)

Comissão artístico-cultural
Raquel Salimeno (PIBID/Artes Visuais)
Roberta Maira de Mello (PIBID/Artes Visuais)
Wellington Menegaz (Tom) (PIBID/Teatro)
Lilia Neves Gonçalves (PIBID/Música)
Marcelo Messias Ponchio
Cleiton Custódio Ferreira
Larissa Ribeiro Pereira
Cléo Custódio Ferreira
Rafael Rattis de Oliveira

Comissão de Lanche e cerimonial
Myrtes Dias da Cunha (PIBID/Pedagogia)

Comissão de secretaria
Deividi Marcio Marques (Equipe de apoio/Química)

 


 
Li e Concordo com os termos acima.